terça-feira, 15 de setembro de 2009

pesquisa etnográfica e o marketing.

A etnografia tem origem na Antropologia Social, um dos quatro campos da Antropologia, que surgiu da necessidade de compreender as relações sócio-culturais, os comportamentos, ritos, técnicas, saberes e práticas das sociedades até então desconhecidas, e que tem vindo a ser adaptada a problemas comuns da atualidade. O que ocorre na atualidade é que essa pesquisa de caráter emeritamente acadêmico migrou para o mercado de trabalho, mas específico na área de marketing em que pesquisas passam a ser efetuadas dentro das características de observação de caráter qualitativo por conta de uma abordagem etnográfica.Os antropólogos, normalmente, têm a tarefa de estudar culturas que são completamente diferentes das sociedades nas quais eles vivem, estudar as diferenças entre as suas experiências e costumes, assim como entender como esta funciona. Ou seja, têm o objetivo de a compreender do ponto de vista das pessoas que nela vivem. Este estudo por observação é necessário porque parte do comportamento das pessoas e é baseado em conhecimento não-falado, o conhecimento empírico. Assim, não é suficiente fazer perguntas, é necessário observar o que as pessoas fazem, as ferramentas que utilizam e como se relacionam entre si.É importante não repetir os erros cometidos ao longo da história provenientes de incompreensões de culturas estudadas. Por exemplo, as primeiras pessoas a contatar com culturas desconhecidas, tais como comerciantes, exploradores ou missionários, por diversas vezes realizaram interpretações incorretas sobre os povos nativos que resultaram em graves problemas, nomeadamente conflitos armados. Por isso mesmo, atualmente os etnógrafos tentam evitar este tipo de problemas assumindo todas as conclusões iniciais como suscetíveis de incorreções, explicitando claramente todas as suposições, examinando-as e questionando-as durante toda a investigação. Todo o conhecimento relevante que é necessário extrair é então totalmente resultado do contato prolongado com as pessoas no seu ambiente natural, partindo para este estudo com um planejamento mínimo.

Saibam mais clicando aqui:
http://www.portaldapropaganda.com/marketing/2006/07/0001


http://luiznunesdiretiva.blogspot.com/2009/07/pesquisa-etnografica-razao-de-uma-nova.html
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário