terça-feira, 8 de setembro de 2009

Nem leão, nem galo, deu mico na propaganda brasileira.



OLÁAA!!!!!


Genteeeee.... rolou um barraco feio esse mês na propaganda brasileira, na verdade na veiculação de um anúncio da DM9DDB para o cliente WWF que tem recebido duras críticas pela imprensa internacional.

"O jornal adnews relata que peça faz referência aos ataques terroristas de 11 de setembro (veja a imagem) e traz imagem de aviões sobrevoando a ilha de Manhattan que ainda abrigava as torres gêmeas. A frase é a seguinte: "O Tsunami matou cem vezes mais gente do que o 11 de setembro. A natureza tem uma força brutal. Respeite-a. Preserve-a." A peça gerou revolta nos norte-americanos pela forma como a tragédia foi abordada.
O mal-estar se estendeu à agência e cliente. A DM9 diz que “o anúncio Tsunami criado para a WWF Brasil foi criado em dezembro de 2008. A agência se desculpa a todos que foram afetados ou ofendidos com o anúncio. Este anúncio nunca deveria ter sido feito e nao retrata a filosofia desta agência”.
Informações publicadas no site do Los Angeles Times afirmam que peça teria sido apresentada ao WWF no Brasil em dezembro, mas foi rejeitada. A peça ganhou tal dimensão após ter sido inscrita em um prêmio publicitário, porém, sem autorização da ONG.
"Este conceito foi sumariamente rejeitado pelo WWF e nunca deveria ter sido divulgado. Condenamos fortemente a mensagem e as imagens do anúncio", diz mensagem publicada no site global da entidade. Na versão brasileira, o teor é semelhante: "não reflete de forma alguma a opinião da organização e seus colaboradores e repudia veementemente sua publicação e circulação".

O interessante que ao mostrá-la em sala de aula a maioriados alunos não concordou que seja de mau gosto e atribuíram ao fato de os Estados Unidos sempre se acharem os melhores as severas críticas, pessoalmente acho de mau gosto sim, pois relembra um fato marcante da história recente e que ainda está com as feridas abertas, no programa Manhattan Conexion houve tb um comentário sobre a péssima alusão que a peça faz. É isso, nossa propaganda ganhou dessa vez um mico.

beijossss virtuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário