OLÁAAA
Nas últimas semanas o CONAR ( CÓDIGO BRASILLEIRO DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA) esteve bem atuante, houve várias propagandas censuradas, entre elas;
Conar proíbe Devassa em definitivo
22/07/2010
Compartilhe esta notícia: Agora é definitivo: a loura Devassa não vai mais ser exibida na TV. A sentença dada ontem (21) pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) proíbe que a campanha de lançamento da cerveja do grupo Schincariol que usava o slogan “Cerveja Devassa – Bem gelada. Bem loura. Bem Devassa” volte ao ar.
A decisão do Conar especifica que os anúncios de televisão e mídia impressa só poderão ser veiculados novamente se passarem por uma reformulação. Já o spot de rádio foi liberado. A polêmica campanha da agência Mood conta com a participação da socialite americana Paris Hilton e começou a ser exibida em fevereiro, durante o Carnaval.
Em março a propaganda foi suspensa pelo Conar depois de ter sido alvo de denúncias de quatro grupos diferentes. Os representantes dos consumidores e da cervejaria concorrente Petrópolis reclamaram do apelo sexual excessivo, a Secretaria Especial de Defesa da Mulher a acusou de denegrir a imagem feminina, e o próprio Conselho de Ética do Conar ponderou que a sensualidade e a promoção no site exageradas poderiam levar ao abuso de bebidas alcoólicas. Na época, a Mood acatou a decisão e interrompeu a campanha.
O semestre do Conar
Foram várias as campanhas miradas pelo Conar no primeiro semestre deste ano. A entidade realizou quinze encontros em 2010, onde foram julgados 147 casos, de acordo com o jornalista Lauro Jardim.
O saldo é de 27 anúncios suspensos completamente e outros 72 que precisaram ser alterados. Apenas 48 campanhas se mantiveram integralmente, sendo que a maioria das prejudicadas é composta por empresas de telefonia e – como no caso da Devassa – de cerveja.
Conar tira comercial da Bom Bril do ar
14/07/2010
Compartilhe esta notícia: A campanha “Bom Bril dá de 1001 a zero nos inimigos da natureza" – que custou R$ 30 milhões – foi suspensa pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
Na campanha em questão, o garoto propaganda da Bom Bril, Carlos Moreno, faz uma comparação entre a lã de aço da linha "eco" com as esponjas sintéticas verde e amarelo. Dizendo que o produto é mais "ecológico", ele argumenta que a lã de aço enferruja e desaparece na natureza, enquanto a esponja sintética leva anos para se decompor.
O diretor de marketing da Bom Bril, Marcos Scaldelai disse que embora a empresa tenha acatado à decisão do Conar, pretende recorrer. Para ele, a campanha não denigre a imagem das esponjas sintéticas. "Nós também fabricamos esponja sintética. Mas achamos que o consumidor tem que ter informação para poder escolher."
O Conar decidiu suspender a campanha depois de acolher os argumentos das concorrentes 3M e Bettanin – produtores de esponja sintética – que alegaram ter suas imagens afetadas pela campanha.
A decisão do Conselho não questiona o quão ecológico é o produto. A medida está relacionada apenas com a questão da imagem, que no caso dos fabricantes de esponja sintética, foi prejudicada.
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